terça-feira, 14 de dezembro de 2010

lêmure

Este animalzinho simpático pertence a um grupo de mamíferos próximos dos macacos.É encontrado somente na Ilha de Madagascar.Passa a maior parte do tempo em cima das árvores e se locomove saltando de galho em galho.Quando está no chão, anda como um felino:com a cauda erguida e balançando-se de um lado para o outro.Existem várias espécies de lêmures e o mais conhecido é o "lêmure-de-cauda-anelada", que está representado nesta foto.Como você pode ver, ele tem uma bela cauda comprida comanéis pretos e brancos, que o ajuda a manter o equilíbrio quando salta.O lêmure-de-cauda-anelada vive em um grupo familiar.É herbívoro, mas pode comer também lagartos e insetos.Embora seja uma espécie protegida, o lêmure-de-cauda-anelada ainda é caçadao regularmente pelos malgaxes (aldeia), que apreciam muito sua carne, e infelizmente está em risco de extinção.
 Os lêmures podem ir dos 30 gramas aos 10 kg. As maiores espécies, algumas das quais pesavam mais de 240 kg, extinguiram-se desde que os humanos se estabeleceram em Madagáscar. As espécies menores são noctívagas enquanto as maiores são diurnas.
 As espécies pequenas Cheirogaleoidea alimentam-se de frutos, folhas, brotos, néctar, insectos, pequenos vertebrados e ovos roubados de outros animais.  Os lêmures possuem polegares oponíveis, mas as suas caudas não são preênseis. Têm unhas em vez de garras e visão a cores limitada.
  Ao contrário do resto dos primatas, os lêmures vivem numa sociedade matriarcal.

Um comentário:

  1. acessem o blog www.music-musicaedemais.blogspot.com já seguindo adorei!!!

    ResponderExcluir