terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Águia

 
águia é uma das mais fortes e corajosas aves, o tempo de vida das águias é de 40 anos, embora haja casos em cativeiro em que atingiram os 95 anos. 
 A Águia real, preta ou doirada, é a maior espécie conhecida, alcançando 95 centímetros de comprimento e dois metros de envergadura. Vive acasalada e macho e fêmea caçam juntos, fazendo grande devastação nos pequenos mamíferos e aves, chegando muitas vezes a atacar os de maior tamanho, como cabritos, ovelhas, etc.  Além disso a águia representa um símbolo nos E.U.A, por serrem as mais fortes, rápidas e inteligentes das aves 
 Ela vive preferêncialmente nas terras altas e montanhosas, podendo (por enquanto...) ainda ser vista em algumas serras de Portugal, voando em círculos, em busca da sua presa. Estas aves podem já estar extintas, ameaçada a sua continuidade nos céus portugueses, principalmente pela caça que lhe foi, e continua a ser, movida por caçadores ilegais sem escrúpulos. 
Os postes de alta tensão e as torres metálicas que os transportam também têm sido motivo de muitas mortes. 
 A sua visão é excelente, permitindo ver ao pormenor tudo o que mexe no chão. As sua presas são ratos, coelhos e, pontualmente, répteis. O círculo descrito pela águia real serve para observar cuidadosamente cada palmo de terra por baixo de si. Se, eventualmente, algum dos animais que caça se encontrar por lá, atacará em voo picado, de forma decidida, deixando pouco espaço de manobra à sua presa. Por isso algumas pessoas quando querem elogiar alguém, dizem que a pessoa tem olhos de águia. 
 A águia, lança seus filhotes em determinada fase de seu crescimento, fora do ninho, para aprenderem a voar. É quando só comem cerca de 70% de seu peso por dia,  e não fazem mais nada,elas os lança fora do ninho sem esquecermos que seus ninhos são em altos penhascos...
 Mas sem saberem voar, só caindo, ela voa em volta e quando vê que eles não tem mais
forças, não se debatem mais, ela os pega e volta para o ninho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário