terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Tubarões!

O tubarão é conhecido como um animal de extintos muito aguçados, possuem um verdadeiro império de sentidos. São os animais mais capacitados sensorialmente, tem uma capacidade fantástica de perceber estímulos de todos os tipos, é capaz de perceber uma gota de sangue em um milhão e meio de gotas de água a uma distância de 30 metros. O olfato é fantástico, por isso a maior parte dos tubarões vivem em ambientes de fraca visibilidade, já que não enxergam quase nada. 
As faixas unilaterais estam relacionadas e funcionam como radares para perceber vibrações na água. São dotados de sensores elétricos e por isso são 

capazes de perceber a sua presa pelos impulsos elétricos, que todo corpo possui em volta de si, e os tubarões são capazes de percebê-lo. 
Quanto a seus hábitos, é interessante imaginar uma criatura que passa a vida toda nadando, e que para dormir simplesmente reduz o metabolismo e 

continua nadando. 
Talvez se surpreenda de saber que o fígado é o maior órgão de alguns tubarões e é responsável por cerca de 10% de todo o seu peso. Já foi visto tubarões com fígado de 1,5m de comprimento, e quase 1m de largura. 
Para se mover, os peixes, em geral, ondulam o corpo inteiro. Os tubarões usam apenas a barbatana traseira (as outras servem para dar o equilíbrio).
Os tubarões são valiosos, desempenhando um papel crucial na limpeza dos oceanos, comendo animais mortos.
Durante o acasalamento, o macho morde e agarra a fêmea com os dentes, por este motivo, a pele das fêmeas chega a ser três vezes mais espessa do que a dos machos!
Algumas espécies de tubarões, principalmente grandes predadores, chegam a produzir entre 10 a 20.000 dentes ao longo da vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário