terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Cavalo-Marinho

 O cavalo-marinho é uma espécie de peixe muito curiosa e, no mínimo, exótica. Todos, algum dia, já pararam em frente a um aquário para admirar este peixe. Ele faz um grande sucesso, não só pela sua aparência, mas também pela maneira como nada. Sua capacidade de nadar é bastante limitada por isso vive em águas calmas e abrigadas, como estuários, onde existem algas e plantas marinhas. Neste ambiente, o cavalo marinho pode se enrolar mantendo-se imóvel.
  A reprodução ocorre na primavera. Os ovos postos pela fêmea são fertilizados pelo macho que os guarda em uma bolsa na base de sua cauda. Dois meses mais tarde, os ovos se abrem e o macho realiza violentas contorções para expelir os filhotes. Estes são transparentes e pouco maiores que um centímetro. Sobem logo à superfície para encher suas bolsas de ar, para poderem se equilibrar na água. Já se tornam independentes de seus pais, mesmo sendo frágeis.
  Sua esperança de vida é estimada entre 2 a 4 anos. O tamanho e a cor variam em função das variedades de espécies, mesmo modo que o camaleão, ele pode mudar de cor. 
  O Cavalo-Marinho gosta de comer crust ceos ( espécie de alga ), ele vive em todos os mares e mede de 2 a 60 centímetros.
  Ele tem esse nome, por ser parecido com um cavalo.

Um comentário: